quarta-feira, 30 de março de 2011

3ª CIA / 5º BPCom APREENDE ARMA E RECUPERA VEÍCULO NA GRANDE ARACAJU.

Policiais da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (3ª Cia/ 5º BPCom) apreenderam uma espingarda de fabricação caseira em poder de Manoel Mangueira Santos na manhã da segunda-feira, 28, na Rua Médice II, Loteamento Santo Inácio, em Nossa Senhora do Socorro.

A polícia localizou a arma após denúncia ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). Segundo o informe, um homem efetuava disparos de espingarda em via pública. Militares foram ao local indicado, flagraram Manoel em posse da arma e o encaminharam a 7ª Delegacia Metropolitana.

Veículo recuperado

Na noite da segunda-feira, 28, policiais da 3ª Cia/ 5º BPCom recuperaram uma motocicleta CG Fan 125 KS, de cor preta e placa IAN 8066, na Rua Carlos Vasconcelos, Povoado Sobrado, em Nossa Senhora do Socorro. O fato ocorreu após informação do CIOSP, que alertava sobre o furto da moto e a direção que os infratores estavam tomando.

Os policiais empreenderam rondas até que os infratores foram avistados e, após perseguição, os suspeitos abandonaram o veículo roubado e fugiram por um matagal. A motocicleta foi recuperada na Rua Carlos Vasconcelos, Povoado Sobrado, também em Nossa Senhora do Socorro.

Depois que o fato foi registrado, o veículo foi entregue ao seu proprietário. As duas ocorrências foram atendidas pela equipe Gavião 03, composta pelos cabos De Santana e M. Silva e soldado Júnior.

segunda-feira, 28 de março de 2011

5º BPCom RETIRA ADOLESCENTE DE PROSTÍBULO E PRENDE PROPRIETÁRIA NO MARCOS FREIRE I.

Militares do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (5º BPCom) prendem proprietária de prostíbulo na Rua Coletora A, no Marcos Freire I, na noite da sexta-feira, 25. A mulher foi presa após denúncia do Conselho Tutelar, que informava sobre a presença de uma adolescente de 14 anos no estabelecimento.

Os policiais foram ao local indicado e constataram a presença da adolescente no prostíbulo. Diante do ocorrido, a dona do ponto informou que desconhecia o fato da menina ser menor, mesmo assim foi encaminhada à Delegacia Plantonista, juntamente com a mãe da jovem, que foi localizada no bairro Japãozinho, a própria menina e integrantes do Conselho Tutelar.

O caso será investigado pela delegacia, que deverá averiguar se a mãe e a proprietária do estabelecimento eram coniventes com o crime. A ocorrência foi atendida pela guarnição comandada pelo subtenente Almir Santos.

Vias de Fato

Na noite do domingo, 27, policiais da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/ 5º BPCom) prenderam duas pessoas envolvidas numa briga na Rua 42, no conjunto João Alves. Os homens são parentes e foram conduzidos à Delegacia Plantonista pela equipe comandada pelo Aluno do Curso de Formação de Cabos Paulo Ricardo.

Ressaca do Carnaval

Ainda no domingo, 27, a 3ª Cia/ 5º BPCom, em parceria com a Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), realizou a segurança da ressaca do Carnaval no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Durante o evento, foram registradas apenas ocorrências de vias de fato, que foram resolvidas ainda na festa, sem a necessidade de encaminhamento à delegacia.

sexta-feira, 18 de março de 2011

1ª CIA / 5º BPCom APREENDE MOTO ABANDONADA NO LOTEAMENTO NOVO HORIZONTE.

Policiais da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/ 5º BPCom) apreenderam a motocicleta Traxx, de cor vermelha e placa IAO 2411. O veículo estava abandonado em via pública e foi encontrado na manhã da quinta-feira, 17, durante rondas realizadas na Rua Cristo Reis, no Loteamento Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro.

A guarnição Tigre 01 localizou o proprietário da moto, um morador do conjunto Albano Franco, através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). A motocicleta foi entregue na 5ª Delegacia Metropolitana para as providências cabíveis. Participaram da ocorrência, o Aluno do Curso de Formação de Sargentos Gilmar, cabo Kleber e soldado Eluci.

quarta-feira, 16 de março de 2011

AJUDA A UM GRANDE AMIGO. VAMOS SER SOLIDÁRIOS AO NOSSO IRMÃO MILITAR.

Caros companheiros policiais militares,

Já há bastante tempo nosso querido amigo Henrique (o Cap Henrique caveira) está passando por uma situação extremamente delicada.

Esta situação diz respeito ao seu querido filho o jovenzinho Gabriel.

Desde de o seu nascimento que Gabriel apresentou algumas situações delicadas em relação à sua saúde. Nosso irmão Henrique já foi a todos os especialistas daqui de Sergipe e alguns da Bahia e infelizmente não conseguiu atingir o sucesso desejado. Já foram diagnosticadas várias situações no filho do nosso amigo, como por exemplo pneumonia mais de uma vez, asma, suspeita de fibrose cística, entre outras.

Agora nosso amigo está de licença para tratar da saúde de pessoa da família por conta da situação em que seu filho se encontra e está na cidade de São Paulo para ver se lá consegue, finalmente, um diagnóstico preciso.

Meus amigos a situação financeira do nosso irmãzinho Henrique não está das melhores e
ele precisa de uma ajuda financeira nossa e de quem possa ajudar.

Pedimos, encarecidamente, que quem quiser e puder contribua com uma quantia para ajudar nosso amigo. E mais, repassem este e-mail para pessoas do círculo militar que vocês sabem que conhecem Henrique e que com certeza o ajudarão.

Os dados bancários para depósito são:
BANESE, Agência 043, Conta corrente 13621-9, tipo 01.

Basta fazer uma simples transferência ou depósito.
Vamos ajudar! Não esqueçam:
REPASSEM!!!!!!!!!!!!!!

VAMOS NOS ENGAJAR A ESTA CAUSA E AJUDAR EM MASSA O CAVEIRA 27 E SEU FILHO GABRIEL.

1ª CIA / 5º BPCom PRENDE HOMEM POR AMEAÇAR POPULARES COM ARMA DE FOGO.

Na noite da terça-feira, 15, a guarnição Tigre 01, da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/ 5º BPCom), foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública para verificar denúncia de ameaça por arma de fogo na Rua Emiliano Moura, no Loteamento Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro.

Os militares foram ao ponto indicado e localizaram o autor, identificado como Edivaldo Vieira dos Santos, e as vítimas, José Belo dos Santos e Maria Pereira dos Santos, todos maiores de 60 anos. Além dos envolvidos, também foi encontrado um revólver calibre 38, com seis munições intactas, que estava escondido no veículo de Edivaldo.

A guarnição formada pelo sargento Barbosa, cabo Oliveira e aluno do Curso de Formação de Cabos P. Santos encaminhou as vítimas e o autor à Delegacia Plantonista, para as providências cabíveis.

terça-feira, 15 de março de 2011

1ª CIA / 5º BPCom PRENDE HOMEM COM ARMA DE FOGO EM BAR DA PIABETA.

Policiais da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/ 5º BPCom) foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em segurança Pública (CIOSP) para verificar a denúncia de que havia um homem consumindo bebidas alcoólicas e exibindo uma arma de fogo na Avenida Principal do bairro Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, na tarde do domingo, 13.

A guarnição Tigre 02, composta pelos cabos J. Ferreira e Cesár e soldado Sidney, se deslocou até o ponto indicado e revistou pessoas que estavam num bar da localidade, constatando que um homem identificado como Benedito Ferreira portava um revólver calibre 38, com cinco munições intactas. Diante do exposto, o infrator foi preso e conduzido à Delegacia Plantonista por porte ilegal de arma de fogo.

PM-3 DIVULGA NOVAS DATAS PARA ALUNOS QUE PERDERAM DISCIPLINAS A DISTÂNCIA.

A 3ª Seção do Estado Maior informa que os alunos matriculados no CHOA, CAS, CFS e CFC que perderam disciplinas a distância da rede EAD/SENASP pertencentes à grade curricular do seu curso iniciarão as aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), conforme o calendário abaixo:

-CFC e CFS de 14/03/2011 a 01/04/2011

-CAS e CHOA de 25/04/2011 a 13/05/2011

Segundo a PM-3, os alunos não concludentes deverão se apresentar no CFAP nos dias 14 ou 25, conforme a data de início do seu curso, mesmo que não tenham concluído nenhuma disciplina a distância. Mais informações podem ser obtidas na 3ª Seção, por meio do 3226-7150. O Centro esclarece que os períodos informados acima são referentes aos dias de aula que os alunos terão que cumprir.

sexta-feira, 4 de março de 2011

1ª CIA / 5º BPCom APREENDE 74 PEDRAS DE CRACK NO CONJUNTO ALBANO FRANCO I.

Policiais militares da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/5º BPCom) apreenderam na tarde de quinta-feira, 03, 74 pedras de crack na entrada da Piabeta, conjunto Albano Franco II, cidade de Nossa Senhora do Socorro.

A ação aconteceu por volta das 17 horas, quando uma guarnição comandada pelo cabo Pedrito Lima Menezes recebeu a denúncia – via Ciosp 190 – de que crianças estavam jogando bola em um “campinho” e perceberam que havia pedras dentro da bola.

No local, os PMs observaram que uma bola de cor rosa estava partida ao meio com 72 pedras prontas para comercialização e duas ainda não repartidas e embaladas para venda. Na referida localidade ninguém soube informar a procedência da droga. A droga foi encaminhada à sede da Companhia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

SENASP LANÇA CARTILHA COM ORIENTAÇÕES PARA ATUAÇÃO DE POLICIAIS.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça lançou a Cartilha de Atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. A publicação soma-se à iniciativa da Secretaria de aprimorar as políticas públicas de proteção e promoção dos direitos humanos e a redemocratização dos organismos policiais, com ênfase na cidadania, para o desenvolvimento de uma polícia protetiva.

A cartilha aborda procedimentos policiais direcionados aos grupos mais vulneráveis a violações de direitos humanos, segundo a Senasp: mulheres, crianças, idosos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais, moradores de rua, vítimas do preconceito de raça ou cor e pessoas com deficiência.

Quanto ao conteúdo, o material discute o enfrentamento do preconceito de raça ou cor e debate princípios legais e procedimentos na abordagem policial, procedimentos no atendimento de ocorrências de racismo e combate ao preconceito nas instituições de segurança pública, além da legislação vigente relacionada a estes temas.

A cartilha foi produzida em formato pocket (livro de bolso), o que favorecerá o seu manuseio e transporte (o objetivo é que permaneça no bolso dos uniformes dos policiais). A Senasp espera que o material se integre às atividades diárias dos policiais, facilitando o acesso a procedimentos e rol de contatos de organizações não governamentais (ONGs) e demais órgãos públicos de defesa e promoção dos direitos humanos.

Estão sendo distribuídos 35 mil exemplares da cartilha aos estados, levando em conta os efetivos das instituições.

Para acessar a cartilha, clique aqui.